Skip to content

O e-Sedex vai acabar, e agora?

Considerado um dos impulsionadores do crescimento das encomendas no varejo online, o serviço e-Sedex dos Correios, criado há 16 anos, chega ao fim a partir do dia 1º de janeiro, de 2017. 

O impacto dessa mudança é enorme, principalmente para os pequenos E-commerces, e deve encarecer o valor do frete em até 30%.

Embora os Correios continuem atendendo o público digital com seus serviços tradicionais (PAC e Sedex), talvez seja a hora de conversar com outros fornecedores.

Segundo o EcommerceBrasil, para obter preços mais competitivos, é imprescindível ter contratos com mais de uma transportadora, pois cada empresa possui preços e prazos distintos para determinadas rotas, assim como especificidades sobre a mercadoria a ser transportada.

Para estabelecer bons contratos, além de colocar margem sob o frete, deve-se negociar descontos a fim de reduzir o custo, uma grande dificuldade para os lojistas.

Quando o gestor vai iniciar uma negociação com determinada transportadora, a primeira pergunta é: qual o perfil de carga da sua loja? Assim, antes de iniciar qualquer negociação, é importante que o lojista faça um check-list com as informações sobre sua operação. São essas informações que irão nortear a transportadora a oferecer uma tabela de frete mais alinhada com a real necessidade do lojista. Conheça alguns dos pontos desse check-list:

  1. Origem de expedição/coleta;
  2. Qtde. de envios por período (dia/semana/mês);
  3. Valor médio de suas notas fiscais;
  4. Peso médio de seus produtos;
  5. Porcentagem de produtos com preço cubado maior que o real;
  6. Dispersão (representatividade de cada UF, cidade ou CEP no total de seus pedidos.

Se possível, é indicado que você envie uma tabela para a transportadora com todo o seu histórico de pedidos e respectivos valores de nota, cep’s e pesos. Quanto mais assertiva for a informação, maior a chance da transportadora passar uma tabela otimizada e competitiva.

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
3 + 16 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.