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5 dicas valiosas para implantar a comunicação interna na sua empresa

Não é novidade para ninguém que no mundo dos negócios percebemos uma certa escassez ou mesmo deficiência na comunicação interna, seja verbal ou em canais “online” e “offline”. Mesmo com o avanço das redes sociais, em alguns casos, comunicar-se diante de tantas informações disponíveis virou um desafio para o gestor de recursos humanos da média e grande empresa, como também para o diretor ou profissional que acumula a função de gerir o endomarketing da pequena empresa. 

Caso o empregador precise chamar a atenção para algo de extrema importância, por exemplo, ser avisado que em meio a um feriado facultativo qualquer e que por decisão de última hora da diretoria não haverá expediente, que canal seria mais eficiente para dar esse aviso: e-mail, redes sociais, telefone, mural de informações?  Por que não em reunião ou sair de sala em sala dando o aviso? Mas se nesse caso a empresa tiver mais de 500 funcionários, que meio seria indicado?

Alguns gestores, empresários ou instituições por não reconhecerem a importância de ter seus funcionários bem informados sobre o que acontece internamente, deixam de proporcionar interação e um convívio saudável entre eles, o que pode determinar o futuro da empresa. Inclusive, uma informação sólida compartilhada entre todos pode satisfazer uma necessidade ou dúvida de um potencial cliente, e ainda, eliminar aquelas fofocas ou boatos gerados entre uma pausa e outra para aquele cafezinho.

Sabe aquele quadro de comunicados que virou velharia e que quase ninguém ver o que está escrito ali? Pequenas empresas ainda o utilizam como meio de comunicação mais imediato, mas as grandes empresas se valem do melhor aparato tecnológico para levar a informação muitas vezes em tempo real, e também, proporcionar o máximo de interação que conseguem extrair de seus colaboradores.

Uma recente pesquisa da Gallup, instituição que auxilia líderes e organizações a resolverem seus problemas, empresas com profissionais altamente engajados, que se comunicam com seus empregadores e colegas de trabalho, e são informados da rotina, conseguem superar em até 147% os seus concorrentes. 

Segundo o site Exame, uma pesquisa realizada pela SocialBase e a Agência Ação Integrada com mais de 200 empresas brasileiras mostrou que 41% das grandes empresas pretendem, ainda este ano, aderir a um aplicativo de comunicação interna.

Pensando nas melhorias que podemos gerar com uma boa comunicação interna realizada, elencamos cinco dicas fundamentais que farão qualquer empresa olhar atentamente para maneira que estão se comunicando: 

1 - Conhecer a cultura da empresa e os seus funcionários

Para definir a melhor forma de comunicação interna na sua empresa, é necessário saber quem são seus funcionários, que comportamentos eles costumam ter, se são engajados tecnologicamente, que conteúdos consomem etc; é preciso também saber que decisões podem ser tomadas que estejam de acordo com a cultura da empresa, por exemplo, a comunicação, a linguagem e plataforma utilizada em um escritório de contabilidade não são as mesmas utilizadas em uma rede de fast-food ou lojas de departamento. A comunicação feita por uma não necessariamente terá a mesma eficácia e resultado na outra.

2 - Olhe para a grama do vizinho

É fundamental estudar o que o concorrente está fazendo ou buscar tendências de mercado em workshops e seminários sobre o tema. Talvez o contexto do “vizinho” não seja igual ao seu e a solução por ele utilizada, para você, não faça o menor sentido, mas é por isso que devemos buscar a solução que melhor se encaixa no nosso negócio, levando em consideração como os colaboradores podem recebê-la. 

3 - Analise em que canais ou ferramentas de comunicação interna sua empresa necessita 

Não é porque uma grande empresa possui mais de 500 ferramentas de comunicação interna que você precisa implantá-las na sua. Basta escolher algumas que mais se adequam ao seu negócio e que geram o retorno de que precisa, e que seja acessível a todos os colaboradores. Defina um modelo para sua comunicação interna ou um canal que integre a equipe: redes sociais, aplicativos para dispositivos móveis, intranet etc.

4 - Estimule soluções e escute os seus colaboradores na hora de escolher uma plataforma

Como a plataforma existe em virtude de facilitar os processos internos através de um usuário que fará bom uso dela, é fundamental escutar os colaboradores sobre como atribuir melhorias e funcionalidade à plataforma ou canal utilizado. Conheça ao máximo o seu funcionário, qual a rotina dele no que diz respeito ao serviço realizado durante o expediente. Dessa forma, fica mais fácil saber se os serviços oferecidos pela plataforma serão bem utilizados no dia a dia e se o investimento a ser adotado realmente valerá a pena.

5 - Escolha uma boa plataforma

Ao optar por uma plataforma online que atenda as necessidades de comunicação interna que antes era feita no “off”, escolha uma empresa de confiança e dê a ela as informações que precisa, bem como: É uma rede social interna? Um aplicativo de dispositivos móveis? Qual a periodicidade de atualização? Pense em quem vai manusear diariamente a plataforma. Que serviços a plataforma pode oferecer? Avisos, notícias sobre leis trabalhistas, aniversariantes, campanhas de endomarketing, chat para os colaboradores etc. Há um mundo que pode caber na palma da mão.

Por Jefthael Helano

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